Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

James Joyce: personagem Leopold Bloom de seu livro Ulisses deu origem ao Bloomsday.DivulgaçãoJames Joyce: personagem Leopold Bloom de seu livro Ulisses deu origem ao Bloomsday.Divulgação

Bloomsday à brasileira

Brasil tem maior Bloomsday fora da Irlanda, celebrando odisséia do personagem Leopold Bloom, no livro Ulysses, de James Joyce, em 16/06.

(brpress) – O Brasil pouco tem de laços com a Irlanda, mas quem diria, sedia atualmente o maior Bloomsday do mundo fora da Irlanda. São 24 eventos em 10 cidades brasileiras, celebrados em 16/06, em decorrência do livro Ulysses, do escritor irlandês James Joyce. O clássico narra a odisséia do personagem Leopold Bloom, durante 16 horas do dia 16 de junho de 1904. A passagem é considerada um dos marcos da literatura contemporânea

Reza a lenda que a data foi o dia em que Joyce fez sexo pela primeira vez com sua futura companheira, Nora Barnacle. . Por isso, comemora-se o Bloomsday.

O motivo do boom do Bloomsday à brasileira? Ninguém sabe. Até David Norris, diretor do James Joyce Centre, em Dublin, mandou cumprimentos ao mais carioca dos irlandeses Peter O’Neill, criador e mantendor de uma dos mais completos sites sobre links entre Brasil-Irlanda, o Visite Irlanda, e grande entusiasta de eventos irlandeses em Terra Brasilis. Quanto ao Bloomsday em si, só há uma certeza: é a única efeméride em todo o mundo dedicada a um personagem de livro, excetuando-se a Bíblia.

Nonsense

Sempre com um indispensável toque de nonsense, o Bloomsday é comemorado democraticamente pelos amantes da obra de Joyce em pubs nas quatro esquinas do planeta, com diversos eventos oficiais e não oficiais. O que vale é relembrar os acontecimentos vividos pelo personagem de Ulisses pelas ruas de Dublin.

Global

Há controvérsias sobre quando o Bloomsday começou a ser de fato comemorado. Alguns especialistas indicam 1925, três anos após o lançamento do livro; outros afirmam que foi na década de 1940, logo após a morte de James Joyce, enquanto a hipótese mais aceita indica que foi em 1954, na data do quinquagésimo aniversário do dia retratado em Ulysses.

Hoje o Bloomsday é uma efeméride inserida no calendário cultural de vários países, cada vez menos restrita ao fechado círculo dos leitores das cerca de 900 páginas da obra – considerada de difícil compreensão. É uma festa que pode acontecer em qualquer lugar onde se leia ou se discuta James Joyce e Ulysses.

Caso você, incauto e intrigado leitor, queira se aventurar pela surreal saga de Bloom, aqui vão algumas cidades que estão no mapa do labiríntico Bloomsday no Brasil:

São Paulo – Celebrado há 24 anos.

Natal – Celebrado há 25 anos.

Belo Horizonte – Celebrado há 21 anos.

Santa Maria (RS) – Celebrado há 18 anos.

Brasília – Celebrado há 4 anos.

#brpressconteudo #jamesjoyce

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate